SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE LINK

BLOGS DO PORTAL OESTE NEWS

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ALDENOR EVANGELISTA NOGUEIRA


ALDENOR EVANGELISTA NOGUEIRA, cearense de Cascavel e nascido em 18 de agosto de 1922, faleceu em Mossoró-RN, na madrugada do dia 22 de abril de 2003.

O veterano radialista, que chegou a Mossoró em companhia dos pais aos três anos de idade, enfrentava há meses problemas cardíacos.

Aldenor, apesar de ter nascido no vizinho Estado, disse certa vez que uma das maiores honras de sua vida era ter sido registrado como mossoroense.

Além da militância no rádio, Aldenor Nogueira teve um início de vida de muita luta e sacríficio, oportunidade em que vendeu jornais, foi professor de alfabetização de adultos do Tiro de Guerra e no 2o Batalhão de Polícia Militar, ambos sediados aqui na cidade, e foi subchefe do Juizado de Menores.

Possivelmente um dos seus grandes feitos, claro e logicamente o de ter criado 21 filhos – dos quais 20 ainda estão vivosm entre eles, dois coronéis da gloriosa e amada Polícia Militar: JANIO REGIS NOGUEIRA (2/5/1957) e JOÃO NOGUEIRA NETO(31/5/1956) – foi ter se apresentado como voluntário na época da 2a Grande Guerra Mundial.

Isso muito o orgulhava, mesmo que de imediato tenha sido rejeitado como combatente, mas pouco tempo depois foi convocado e serviu em Natal.

Aldenor alistou-se para combater
na 2ª Guerra

Por amor à sua pátria, Aldenor Nogueira alistou-se para combater na Segunda Grande Guerra contra a Alemanha de Hitler.

Convocado no dia cinco de dezembro de 1942, Aldenor – que se considerava fã número 1 do glorioso Exército Nacional – por pouco não foi para a Itália.

Não fosse dois dentes careados – os responsáveis para que a junta norte-americana o rejeitasse – com certeza seria um dos heróis em solo europeu.

“Mas de qualquer jeito permaneci no glorioso Exército Nacional. Fui deslocado por todas essas praias. Perdi muitas noites de sono, vigiando com meus companheiros. Com companhias, sargentos amigos vigiando o litoral brasileiro para que o audacioso inimigo, que era o eixo, os três países - Itália, Alemanha e Japão – não tomasse a base de Parnamirim.

Por muitos anos, Aldenor Nogueira cuidou com esmero do museu da Segunda Guerra, sediado no Tiro de Guerra 07-010. Três dos seus filhos são militares.

Vereador por quatro legislaturas

O rádio foi uma paixão na vida de Aldenor Nogueira, afinal, 46 anos foram dedicados a este meio de comunicação. Também o glorioso Exército Nacional teve o seu lugar no coração do decano do rádio mossoroense.

Espaço também não faltou para a política. Vereador por quatro legislaturas, trabalhou em uma época onde edil não tinha direito a salário, as sessões eram de segunda a sexta-feira e se faltasse a cinco delas pederia o mandato.

Depois que aposentou-se da política, Aldenor teve o seu trabalho continuado por intermédio de seu filho, o vereador Jório Nogueira, que está em sua terceira legislatura, eleito em 3 de outubro de 1996 e reeleito em 1º de outubro de 2000, não reeleito em 3 de outubro de 2004, porém, retornou a Câmara Municipal de Mossoró no pleito eleitoral municipal de 5 de outubro de 2008.


A Sede da Associação dos Ex-combatentes e Museu João Medeiros (Marujo) fica na rua Expedicionário João Medeiros Marujo, Ilha de Santa Luzia, em Mossoró/RN. O museu é aberto a visitação, que pode ser agendada com o seu diretor, João Maria de Medeiros, pelo telefone (84) 3314.2491.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 656 LINKS

CONTADOR DE VISITAS