SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE LINK

BLOGS DO PORTAL OESTE NEWS

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SOLDADO MANOEL LINO DE PAIVA

1 - SOLDADO MANOEL LINO DE PAIVA nasceu no dia 20 de março de 1921, no sítio Serra Nova, município de Martins-RN. Filho de Pedro Augusto de Paiva e Francisca Elisa da Conceição. Chamado para servir ao Exército Nacional, Manoel Lino de Paiva viajou para Natal onde no dia 1° de julho de 1943 foi incorporado a 11ª Companhia do regimento de Infantaria.O herói destemido de Martins encontrou a glória no dia 14 de abril de 1945, na batalha de Montese, quando foi mortalmente atingido pela artilharia inimiga, falecendo no campo de batalha. Foi incorporado a 11ª Companhia do Regimento de Infantaria. Convocado para participar da guerra, o o martinense não se intimidou diante da heróica missão. “Querido papai lembre-se que seu filho é um soldado e é obrigado a cumprir esta sina’ e como que antevendo o sacrifício da própria vida completou “Me entrego a Deus”(em carta dirigida ao seu pai). Assim, no dia 23 de dezembro de 1944. Manoel Lino viajou para Recife, a bordo do paquete D. Pedro II seguiu para o Rio de Janeiro aonde desembarcou no Armazém 13 m 4 de janeiro de 1945 seguindo de trem elétrico para a Vila Militar. O EMBARQUE PARA A Itália ocorreu no dia 7 de fevereiro, num navio de transporte americanoManuel Lino Chegou a Napóles, na Itália, no dia 23 de fevereiro de 1945. Após uma passagem pela cidade de Bognetti foi para o norte da Itália, chegando à cidade de Livorno no dia 3 de março. Dirigiu-se então para Spezzim, que fica entre a Tradicional cidade de Piza e FlorençaOs restos mortais do martinense Manol Lino de Paiva permaneceram na Itália até 1960, quando o residente da República, Juscelino Kubitschek, resolveu transportá-los do cemitério de Pistóia para o monumento da Força Expedicionária Brasileira(FAB), no Rio de JaneiroFoi sepultado no cemitério militar brasileiro em Pistóia, na quadra B, fileira 12, sepultura 140, lenho provisório
MEMORIAL MANOEL LINO DE PAIVA
Memorial Manoel Lino de Paiva representa uma homenagem da família do Combatente Manoel Lino de Paiva, da comunidade da Serra Nova e do Município de Martins a este herói brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial, contra o nazi-fascismo. Esse é um patrimônio que a família do Combatente, a comunidade da Serra Nova e do Município de Martins disponibiliza para ser gerenciado com a participação do poder público, estadual e/ou municipal, através dos órgãos responsáveis pelas políticas de cultura e de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 656 LINKS

CONTADOR DE VISITAS